Você está aqui: SESLB / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Projeto recebe prêmio de qualidade e produtividade em software

por INPE
Publicado: Mai 18, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 18 de maio de 2007

O projeto “Qualidade do software embarcado em aplicações espaciais”, de Maria de Fátima Mattiello-Francisco, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e Ricardo Costa, da DBA Engenharia de Sistemas, ficou com a terceira colocação no Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que destacou os melhores projetos submetidos ao Ciclo 2006 do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software - PBQP Software.

A escolha dos premiados pelo Comitê de Avaliação do PBQP Software aconteceu nos dias 14 e 15 de maio, em Brasília. O prêmio será entregue durante o VI Simpósio Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software - SBQS 2007, no dia 26 de junho, em Porto de Galinhas (PE).

“Este projeto financiado pela Finep (Ações Transversais/Software) visa transferir para a indústria brasileira do setor de software os conhecimentos adquiridos no INPE com o desenvolvimento de software crítico para a área espacial, em particular os ambientes e técnicas de validação utilizadas na integração e testes dos softwares embarcados em cargas úteis de missões de satélites científicos e balões estratosféricos”, informa Maria de Fátima Mattiello-Francisco, coordenadora do projeto.

O Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software tem como objetivo motivar e conscientizar a indústria brasileira de software, dando destaque aos melhores projetos apresentados a cada ano ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP Software).

O PBQP Software é um programa da Secretaria de Política de Informática do MCT que procura estimular a adoção de normas, métodos, técnicas e ferramentas da qualidade e da Engenharia de Software, promovendo a melhoria da qualidade dos processos, produtos e serviços de software brasileiros, de modo a tornar as empresas mais capacitadas a competir em um mercado globalizado.

O projeto “Qualidade do software embarcado em aplicações espaciais” é fruto de um esforço conjunto entre duas áreas do INPE - Engenharia de Tecnologias Espaciais (ETE) e Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA), sob a liderança de Valdivino Santiago Junior e com a participação de Ana Maria Ambrosio na Verificação e Validação Independente do software. Informações detalhadas do projeto estão disponíveis nos endereços: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/29703.html e www.cea.inpe.br/qsee.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.