Você está aqui: SESLB / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Lançado terceiro experimento da Campanha de Balões SCOUT

por INPE
Publicado: Jun 08, 2008
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 08 de junho de 2008

O terceiro lançamento da campanha de balões SCOUT foi realizado às 22h23 do dia 5 de junho, a partir da base instalada no Aeroporto Domingos Rego em Timon, no Maranhão. Com 720 kg, o experimento MIPAS-B foi lançado em um balão de 400 mil m3 e atingiu 37.375 metros de altitude. Depois de voar por aproximadamente 20 horas, o experimento foi resgatado próximo à cidade de Gonçalves Dias (MA).

Dentro de programa de cooperação estabelecido entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por meio da Agência Espacial Brasileira (AEB), e o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) da França, a campanha SCOUT deve lançar sete experimentos científicos de vários países da União Européia para pesquisa atmosférica na região equatorial brasileira.

O experimento MIPAS-B consiste em um conjunto de espectrômetros IR, microondas e UV-vis, fotômetro UV e contador de aerossóis desenvolvidos pelo DLR (Deutsches Zentrum fuer Luft- und Raumfahrt), University of Heidelberg, Forschungszentrum Karlsruhe e LPCE (Laboratoire de Physique et Chimie de l’Envirronnement), sendo o principal objetivo científico a medição das propriedades dos gases residuais e das nuvens na camada troposférica superior e na estratosfera com diversas técnicas de sensoriamento remoto.


Lançamento ocorreu na noite de quinta-feira (5/6)



O experimento MIPAS-B


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.