Você está aqui: SESLB / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Campanha SCOUT lança mais um experimento

por INPE
Publicado: Jun 16, 2008
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 16 de junho de 2008

Imagem Campanha SCOUT lança mais um experimento

O quinto lançamento da Campanha de Balões SCOUT 2008 ocorreu no dia 13 de junho às 03h17, na base do Aeroporto Domingos Rego, em Timon (MA). O experimento LPMA-IASI foi lançado em um balão de 150 mil m3 e atingiu 34 km de altitude. Depois de voar por aproximadamente 8 horas, o experimento de 454 kg foi resgatado próximo à cidade de Caxias (MA).

A Campanha de Balões SCOUT faz parte de um programa de cooperação entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por meio da Agência Espacial Brasileira (AEB), e o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) da França. Em 2008, são sete lançamentos de experimentos científicos de vários países da União Européia para pesquisa atmosférica na região equatorial brasileira.

Desenvolvido pelo Laboratoire de Physique Moléculaire et Application do Centro Nacional de Pesquisas da França (CNRS), Universidade Pierre e Marie Curie e Universidade de Heidelberg, o experimento LPMA-IASI tem como principal objetivo a validação do instrumento IASI (Infrared Atmospheric Sounding Interferometer) do satélite METOP da Agência Espacial Européia (ESA), através de medidas das variações na radiância espectral de acordo com a altitude e sobre diferentes tipos de alvos, como vegetação, nuvens, entre outros.


Lançamento aconteceu no aeroporto de Timon, no Maranhão



Experimento foi lançado na madrugada de sexta-feira (13/6)



O experimento LPMA-IASI pesa quase meia tonelada


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.