Você está aqui: SESLB / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Lançado balão com sexto experimento científico da Campanha SCOUT

por INPE
Publicado: Jun 20, 2008
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 20 de junho de 2008

Da base instalada no aeroporto de Timon, no Maranhão, foi lançado nesta quinta-feira (19/6), às 18h05, o sexto experimento científico da campanha de balões SCOUT 2008, uma cooperação entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França.

O experimento SALOMON, de 179 kg, foi lançado em um balão de 100 mil m3. Após voar por aproximadamente quatro horas e atingir 35 km de altitude, o experimento foi resgatado nas proximidades de Timon.

Desenvolvido pelo Laboratoire de Physique et Chimie de l’Environnement do Centro Nacional de Pesquisas da França (CNRS), o experimento SALOMON tem como principal objetivo a medição in-situ dos perfis verticais de concentração de ozônio, gases minoritários e aerossóis para validação das observações noturnas do instrumento GOMOS do satélite ENVISAT da Agência Espacial Européia (ESA).

A campanha SCOUT 2008 consiste em sete lançamentos de experimentos científicos de vários países da União Européia para pesquisa atmosférica na região equatorial brasileira. O vôo em balão do último experimento está previsto para a próxima terça-feira (24/6).

 
Lançamento do experimento no aeroporto de Timon



Experimento lançado pelo balão pesava 179 kg



O experimento SALOMON, desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisas da França (CNRS)


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.