Você está aqui: SESLB / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

FINEP aprova projeto de infra-estrutura do INPE

por INPE
Publicado: Mai 05, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de maio de 2005

A FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos acaba de aprovar projeto que vai incrementar a infra-estrutura das pesquisas técnico-científicas no INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. O INFRAINPE, sob a responsabilidade da pesquisadora Nélia Ferreira Leite, coordenadora de Relações Institucionais (CRI) do INPE, garante recursos para três subprojetos vinculados a programas de pós-graduação.

O primeiro destinará R$ 679.800,00 aos laboratórios de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA). Coordenado pelo pesquisador João Braga, o subprojeto visa a aquisição e instalação de equipamentos para suporte às pesquisas nas áreas de radioastronomia, cosmologia observacional, física solar, ondas gravitacionais, eletricidade atmosférica, geofísica espacial, geomagnetismo e física e química das várias camadas da atmosfera terrestre. Os recursos também serão destinados à modernização e aparelhamento dos laboratórios, em particular o centro de lançamentos de balões científicos, e propiciarão condições para avanço do conhecimento na área de ciências espaciais e para o desenvolvimento de teses e dissertações nos cursos de Astrofísica e Geofísica Espacial.

A infra-estrutura laboratorial para pesquisa em novos materiais e catalisadores, subprojeto coordenado pelo pesquisador Eduardo Abramof, do Laboratório de Sensores e Materiais (LAS), receberá R$ 698.000,00 para aquisição de um microscópio de força atômica e de uma unidade de síntese e avaliação catalítica de novos materiais empregados no setor aeroespacial e de refino de petróleo, beneficiando os cursos de pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais. Para pesquisas em escalas nanométrica, o microscópio de força atômica é fundamental. Já os equipamentos de síntese e avaliação catalítica servirão ao desenvolvimento de novos catalisadores empregados na propulsão espacial e também na consolidação de parcerias com empresas privadas e estatais, que resultarão no desenvolvimento de novos catalisadores de alto conteúdo tecnológico para o país.

O subprojeto Monitoramento e Modelagem Ambiental, sob a coordenação da pesquisadora Maria Assunção Faus da Silva Dias, receberá R$ 596.000,00 para implantar laboratório de diagnóstico e previsão ambiental que servirá à análise integrada de produtos de sensoriamento remoto e previsões numéricas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Os cursos de pós-graduação em Meteorologia, Sensoriamento Remoto e Computação Aplicada ganharão infra-estrutura e suporte às atividades de monitoramento e modelagem ambiental.

Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.