Você está aqui: SESLB / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE lança 1º balão da Campanha 2005

por INPE
Publicado: Jun 02, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 02 de junho de 2005

O INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, e o CNES - Centre National d'Études Spatiales (Centro Nacional de Estudos Espaciais - França) realizam no próximo domingo (05/06) o primeiro de uma série de dez lançamentos de balões estratosféricos, previstos para a Campanha de 2005. Nesse vôo, será embarcado o experimento Ozone Sampler, desenvolvido no Max-Planck Institute, da Alemanha, com o objetivo de obter amostras do ar para estudos de ozônio, dióxido de carbono e vapor de água em várias altitudes da atmosfera. O lançamento será efetuado do aeroporto de Timon, localizado próximo a Teresina (PI). A missão científica de 2005 para o lançamento de balões estratosféricos na região equatorial brasileira teve início no dia 15 de maio e se estende até 17 de julho.

Dentre os objetivos dessa missão estão os estudos da formação, destruição e mecanismos de transportes do ozônio na camada da estratosfera e a medida de outros gases minoritários constituídos. e estudos para a validação dos dados obtidos pelos instrumentos do satélite europeu ENVISAT. Também serão efetuados os testes dos instrumentos a serem utilizados na próxima missão européia para meteorologia, denominada METOP, a calibração de células solares com qualificação espacial, e testes de um novo tipo de balão pressurizado de 12 metros de diâmetro.

Os vôos dos balões estratosféricos dessa campanha chegarão a atingir um teto de 38 km de altitude, durante períodos que podem variar de 60 minutos a 20 horas, dependendo do tipo de balão e da carga útil.

Método estático

Com os lançamentos já realizados em 2004, o Setor de Lançamento de Balões do INPE adquiriu técnicas para lançamentos de balões no método estático, utilizando balões auxiliares.

O Setor de Lançamento de Balões do INPE utiliza atualmente outro método de lançamento, denominado dinâmico, onde o experimento fica suspenso do chão através de um guincho que se movimenta para o alinhamento do balão com o experimento. Somente após este alinhamento, o experimento é liberado para o vôo.

A técnica de lançamento no método estático utiliza um segundo balão auxiliar para manter a carga útil suspensa do chão até o momento do lançamento do balão. Este método possibilita lançar balões de grande porte em pistas de lançamento menores, pois não há necessidade de movimentação do balão auxiliar para o alinhamento do balão e carga útil. Esta transferência de tecnologia permitirá que o INPE possa utilizar esta técnica para lançamento de experimentos de grande porte a partir da base de Cachoeira Paulista (SP).


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.