Você está aqui: SESLB / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Telescópio de alta resolução é lançado no INPE

por INPE
Publicado: Nov 06, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 06 de novembro de 2006

Imagem Telescópio de alta resolução é lançado no INPE

Equipes das universidades de Nagoya e Osaka (Japão) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) preparam para o dia 8 de novembro o lançamento de um balão que levará a bordo o experimento SUMIT (sigla em inglês para SuperMirror Imaging Telescope experiment), imageador de raios X de tecnologia inovadora, capaz de produzir imagens de alta resolução de objetos astronômicos. A operação, que será realizada a partir da base do Institutoem Cachoeira Paulista (SP), depende das condições meteorológicas.

O SUMIT é um dos recentes experimentos em balão estratosférico desenvolvidos no mundo para observação de raios X energéticos por meio de técnicas defocalização utilizando óptica geométrica (até então restritas a raios X com energias inferiores a 10 quilo-eletronvolts, ou keV). As imagens produzidas pelo SUMIT podem chegar a 100 keV.

A campanha do SUMIT é o resultado de um programa de cooperação técnica do Setor de Lançamento de Balões (SLB), da Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA) do INPE, com a Universidade de Nagoya e o ISAS (Institute of Space and Astronautical Science, do Japão. Além de prestar todo o apoio técnico e logístico necessário aos lançamentos em Cachoeira Paulista, o SLB está aproveitando a campanha do SUMIT para desenvolver novas técnicas de lançamentos de balões em conjunto com o ISAS e testar novos equipamentos.

A campanha do SUMIT também está associada a uma colaboração científica das universidades japonesas com o grupo de astrofísica de altas energias, ligado à Divisão de Astrofísica do INPE. “Graças a essa colaboração, o Brasil terá acesso total aos dados registrados pelo experimento, o que possibilitará o desenvolvimento de trabalhos em conjunto”, explica João Braga, coordenador do grupo de pesquisa.

O enorme telescópio, que possui um comprimento de 8 metros e pesa aproximadamente 800 quilos, será alçado a 38 quilômetros de altitude por um balão estratosférico de 500 mil m3 de volume. A previsão é de que o telescópio permaneça no ar durante 12 horas, a partir do pôr-do-sol do dia 8. Durante o vôo, serão registradas imagens da “Nebulosa do Caranguejo”.

O experimento deverá voar em direção ao sudoeste do Estado de São Paulo. O local de resgate será definido previamente, após o lançamento de uma rádiosonda. A plena recuperação do experimento, que pousará com a ajuda de um pára-quedas, permitirá um novo vôo, previsto para o dia 13/11.

Objetivos científicos

Os principais objetivos científicos do experimento SUMIT são a detecção de mecanismos de aceleração de partículas no universo, medidas diretas daemissão de buracos negros ocultos por espessas nuvens interestelares em núcleos de galáxias, e estudo de nucleossíntese em restos de supernova para compreender o ciclo de reprocessamento de elementos químicos no universo.

A razão pela qual muitos grupos estão competindo nessa área de pesquisa é a necessidade dos cientistas de obter capacidade de imageamento de alta resolução usando óptica em raios X acima de 10 keV (conhecidos como raios X “duros”). Portanto, trata-se de uma nova área de desenvolvimento tecnológico que leva a novos programas científicos em astrofísica de raios X.

Existem dois tipos de candidatos a alvos científicos na campanha do SUMIT deste ano. Um deles é a detecção e obtenção de imagens da emissão de raios X duros por aglomerados de galáxias, levando ao entendimento dos mecanismos de aceleração nestes gigantescos sistemas gravitacionais. Mais especificamente, é esperado detectar emissões de natureza não-térmica de origem difusa ou oriunda de fontes pontuais dentro desses sistemas. O outro alvo serão buracos negros gigantes, escondidos nos núcleos de galáxias distantes (conhecidos pelo nome técnico de “núcleos ativos de galáxias” do tipo 2), cuja emissão oriunda da região nuclear é acessível apenas através da detecção de raios X energéticos. A natureza da emissão nuclear destas galáxias ainda não é compreendida totalmente, e é um forte motivador científico para missões como esta.

Experimento SUMIT em frente ao novo hangar construído em Cachoeira Paulista

SUMIT dentro do hangar
Foto: Yasushi Ogasaka

Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.